Neste natal, mais do que nos outros…

Neste Natal, mais do que nos outros, sinto uma certa nostalgia, saudade das pessoas queridas, parentes e amigos distantes, saudade do meu avô que foi embora quando Lalá, minha filha, tinha três anos recém feitos.

Também sinto saudade de muitas pessoas queridas que foram embora “aqui desta dimensão nestes últimos dois anos, saudade da época que acreditava que as pessoas eternas eram queridas …

Neste Natal, mais do que em outros, peço que o aniversariante traga esperanças ao meu coração, ele está machucado. Mais do que nunca sinto o peso de INJUSTIÇAS, algumas Bobinhas, outras bem Sérias, e, todas estão acumuladas e pesando nele.

Contudo, neste Natal, mais do que nos outros, quero agradecer aos amigos de verdade, que me ensinaram durante a vida o significado de fraternidade, amigos da infância em São José dos Campos, lá da juventude: do PT, da Mocidade Espírita, da época de faculdade, das amigas que fiz depois da faculdade, das amigas queridas que lecionaram e ainda cultivam amizade …

Obrigada, este ano chego ao Natal, mais do que nos outros, sabendo como é importante a amizade, a fidelidade, como é triste ouvir pessoas dizerem “o problema é seu”, “O problema é dele” ou “Cada Um com Seus Problemas “, quando era uma situação de busca da solidariedade. Este Natal, acho que mais do que nos outros, entendo a mensagem de “com-paixão”, fraternidade e solidariedade do Natal. Só não entendo quem diz “Feliz Natal” nesta época, mas passou o ano sendo egoísta, mesquinho, competitivo, maledicente, destrutivo e sobretudo: injusto. Estes Deveriam ser proibidos de dizerem até uma palavra: natal.

Já que este ano, mais do que nos outros, entendo queNatal signifique renovação, Nascimento de amor, esperença, simplicidade, fraternidade … O Anjo Gabriel apareceu para os simples, os pastores de perto da gruta onde estava o aniversariante, não apareceu para nenhum competente Rico super bem sucedido. Os pastores não competiam para ver qual era o “mais competente”, nem cometiam maledicências com outros companheiros, apenas acreditavam em seu e cuidavam com amor de seu rebanho.

O aniversariante escolheu nascer na simplicidade máxima e os presentes que ganhou possuíam conotação espiritual, mesmo o ouro, seu símbolo ali não era de riqueza, sequer de brilho, mas de material Realeza e não moral! Contudo, uma Necessidade de poder, brios CEGAM que normalmente as pessoas não estavam presentes. Se estivessem O aniversariante não escolheria um estábulo para nascer e um pai carpinteiro. A necessidade de auto afirmação através da humilhação do próximo não Estavam nem perto Daquele Aniversariante.

Neste Natal, vamos pedir para entendermos EM NOSSOS CORAÇÕES O significado desta data e que no próximo ano possamos praticar seu significado em cada segundo de nossas vidas.

Vamos pedir que os líderes do mundo compreendam esta simbolicamente dados, que o dinheiro não destrua nosso planeta, já que por enquanto somente o Lula admitiu na Conferência do Clima que se não selarmos uma luta contra o aquecimento não seremos muito inteligentes! Que outros líderes, principalmente dos Países que poluem desde o século XVIII, POSSAM ter esta clareza!

Paz, “vontade” de fraternidade, luta para sermos mais solidários, menos competitivos, a cada momento de nossos dias! Um pouco mais de saúde às pessoas queridas, principalmente aquelas que estão doentes. É isso que peço neste Natal para o aniversariante: o sentido de natal presente nos lugares e nas pessoas que “con-Viveremos” em 2010

Camila Tenório Cunha

24/12/2009

 

 

 

 

Anúncios

9 Comentários

Arquivado em Uncategorized

9 Respostas para “Neste natal, mais do que nos outros…

  1. Ana Consuelo

    Camilinha,
    Peço ao Aniversariante que atenda ao seu pedido.
    Saudades, Ana

  2. Cá, um feliz Natal pra vc e pra Lalá! Continuem sempre lindas e batalhadoras. Bjão

  3. Maria Luíza

    Oi Camila, seus textos são sempre muito significativos, sábias palavras.
    Muita coragem e saúde em 2010.
    Bjo.
    Maria Luíza

  4. ESTELA MARIS

    Camila um feliz ano novo e que vc consiga realizar seus sonhos por que vc é uma GUERREIRA, e admiro essas mulheres de Atenas!!!!!!!!
    beijos
    ESTELA MARIS

    • profacamilatc

      Obrigada, Estella… E não será melhor lutarmos para não sermos como as de Atenas… Tão submissas, as de Espartas eram mais lutadoras, não? Esta música do amdo Chico é linda, mas acho que ele queria que fôssemos diferentes…
      Feliz 2010 para você e sua família, muita força com seu pai!

  5. Mais do que esperar pelo seu pedido, presente, eterno futuro, é sempre dizer que torcemos tanto, mas tanto por ti, que não cabe nesta caixinha de depoimento…
    Vida Longa, Camila!
    Abreijos
    Muvabreijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s