Jornalismo sério esconde informações?

                    

        Fiquei muito indignada com a Rede Globo outro dia, aliás, fico indignada com ela desde que me conheço por gente, mas outro dia foi pior.

        Resolvi assistir ao Jornal Nacional, “vamos lá”,  pensei, “vamos ver se agora eles estão fazendo um jornalismo sério com todas as informações necessárias e não apenas o que eles  acham interessante divulgar”.

       Então, todas as notícias falavam de alguns políticos comprovadamente corruptos que lutavam para conseguirem driblar a lei da ficha limpa. Falou do Arruda no Distrito Federal… Ops, mas por que não falaram que este grupo  político  era do partido DEM? DEM, aquele partido que veio do PFL, que nasceu do PDS, aquele outro que sempre viveu muito bem, pois apoiava a ditadura militar e seus crimes contra a humanidade??  Este mesmo, mas O Jornal Nacional “não achou importante” falar este pequeno detalhe: este grupo de políticos corruptos eram ligados ao DEM. Por  que  será?

     Nós  vamos votar: então não  precisamos saber o que cada partido apronta hoje e aprontou antes? Por que seria interessante para o Jornal Nacional “ocultar” esta pequena informação? Seria por que o DEM apóia o Serra e este Jornal “aparentemente” apóia o Serra também?

      Depois mostrou um grupo (quadrilha?) de políticos do Mato Grosso do PSDB e também não disseram o partido.  Por que não querem que a população saiba o partido destes que comprovadamente roubaram?

      Qual interesse do Jornal Nacional em não divulgar o partido destes políticos que COMPROVADAMENTE roubaram? Por que eles fazem isso? Um ladrão foi “filiado” ao PT, toda população sabe que qualquer pessoa pode chegar no PT e se filiar,  nunca participou sequer de uma reunião política e toda hora o Jornal Nacional diz:  “Fulano é filiado ao PT”. Por que os políticos que roubaram a população ninguém precisa saber o nome de seus partidos e um qualquer que foi filiado, porém nunca mais pisou no PT, a população precisa tanto saber o partido?

         Jornalismo que fornece notícias parciais pode ser considerado um jornalismo sério?

         Escrevi pedindo as informações para o Jornal, como se não soubesse os partidos das notícias, veja o que me responderam:

             Camila
 
             Agradecemos sua interação e informamos que todas as sugestões de pautas recebidas em nossa Central de Atendimento são encaminhadas às equipes.
            
A seleção e a produção das matérias obedecem a critérios jornalísticos próprios de cada editoria. (grifo meu)
 
           Cordialmente,
         Rede Globo

 
          Uma pena  aqui em São Paulo… Mesmo depois:  de anos com  uma segurança corrupta, onde temos os delegados que recebem o pior salário do país todo; uma escola estadual decadente com professores mal remunerados; uma saúde que parece boa, mas que na hora H nos deixa na mão;  podemos concluir que esta política de formar analfabetos funcionais talvez esteja “funcionando” para que o mesmo grupo continue no poder por mais de 16 anos!!  Eleitores funcionalmente  “alienados” que não cobram informações completas de um Jornal como a Rede Globo e  colocam na frente o Geraldo, sem dar chance para um político competente, sério e capaz como Mercadante. Nestas horas não me sinto feliz de ser paulista, sinto uma vergonha imensa!

Camila Tenório Cunha, indignada com muita coisa, só para variar.

Leiam também o artigo: http://www.participabr.com.br/noticias/entry/os-jornalistas-tucanos/
 

Anúncios

8 Comentários

Arquivado em Uncategorized

8 Respostas para “Jornalismo sério esconde informações?

  1. Ana Consuelo

    Rede Globo, Folha de São Paulo, Veja, todos fazem parte do PIG – Partido da Imprensa Golpista. Não veiculam informações, apenas deturpam ou omitem o que lhes é conveniente. Não é apenas uma vergonha para nós, mas um insulto, uma violência. Onde está a notícia de que o Brasil e o Lula estão estampados no metrô de Paris com a frase: Brasil, a esquerda que teve sucesso! É lamentável que somente a imprensa do exterior reconheça o nosso valor. http://www.conversaafiada.com.br/mundo/2010/09/22/lula-no-metro-de-paris-da-serie-agora-o-fhc-corta-os-pulsos/
    Saudades… Ana

    • profacamilatc

      OI, Aninha! Realmente, gostei disso PIG, Partido da Imprensa Golpista. Também não sabia que pelo exterior o Brasil é visto como um país com uma esquerda que teve sucesso. Lamentável que isso não seja divulgado aqui.
      Saudade também, beijos para você, Mário e felinos.

  2. Maria Luíza

    Oi Camila, muito bom seu texto. Concordo inteiramente com você. Não gosto de assistir ao Jornal nacional, não traz boa informação e modela comportamentos alienados para que a elite continue no poder. Vou levar o texto para a sala de aula no Ensino Médio.
    Bjo.
    Maria Luíza

    • profacamilatc

      Oi, Maria Luiza! Que honra, saber que divulgará meu texto nas suas aulas de português!
      …Mas infelizmente é isso que você disse e a Aninha também: uma elite que usa os meios de comunicação para formar “opiniões” que a ajudem a se manter no poder.
      Bjs
      Camila

  3. Olá, Camila…
    Para temperar mais suas reflexões:
    1. o candidato do PSDB de SE não apoia Serra, sequer participou da campanha tucana com o canditado;
    2. no estado de PE, o Sérgio Guerra (presidente do PSDB) avisou a Serra: “Não rola… não dá p’ra esperar que os nossos – poucos – prefeitos irão te apoiar. Eles estão com Lula”…
    3. Yeda Crusius, governadora do PSDB gaúcho, candidata a reeleição está com 15 % das intensões de voto. E “enlameada” em denúncias de corrupção na segurança pública e no Detran/RS.
    E só p’ra nunca nos esquecermos, o Bonner, diretor de jornalismo da Globo, já deixou público (Carta Capital, nao lembro o número): o público que assiste ao JN é por ele denominado de “Hommer” (aquele mesmo, o Simpson, que fica em frente da TV, bebendo cerveja e “consumindo” e acreditando no que aparece lá…
    Não voto, pois estou fora do meu estado. Particularmente, meu voto é no Ivan Pinheiro (PCB)… mas venho, sempre que posso (principalmente quando recebo aqueles e-mail’s esperando o “milagre” do 2º turno) critico os conteúdos que fazem o debate político na tábua raza… isso também não dá…
    Vida Longa ao Blog da Prof. Camila!
    Mvbjs…
    Marcelo Russo

    • profacamilatc

      Oi, Marcelo. Isso não sabia, que os candidatos do PSDB de SE e de PE não apoiavam o Serra. Estas coisas não são divulgadas aqui em SP…rsrs
      Mas isso de debate em TV é como o vôlei, Marcelo: depois que foi para a TV perdeu muito do encanto para ganhar no “tempo”. Não consigo assistir debate porque isso de “acabou o tempo” acaba comigo, afinal, ainda existia tanto para se falar, para usar este veículo para esclarecer.
      (…) Penso em votar em alguns candidatos comunistas para federal, que é tão sério. Tentarei o Mercadante, mesmo sabendo que a alienação aqui em SP chegou num ponto tão crítico que vamos para 16 anos de PSDB. Um PSDB que formou uma população alienada, analfabeta política e “funcional”, que vê o mundo de modo azul e amarelo muito similar ao jeito que os nazi-facistas. Sem saberem e nem quererem dialogar, com muitos preconceitos e crança cega em e-mails absurdos.
      Mvbjs

  4. Camila…
    Só ma lembrança: Aldo fechou acordo com o agronegócio no Estatuto da Terra. Bandeou para a direita neste quesito…
    TAmbém o considerava um político sério… não o é tanto assim. Estes, estão se acabando…
    Vida Longa!
    MVbjs

    • profacamilatc

      Oi, Marcelo. Meu irmão me lembrou disso hoje, é verdade, tinha me esquecido. Será que fizeram um clone dele?
      Mas vou votar em alguém daqui de perto mesmo.
      mvbjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s