Preconceito social e luta de classes:

Preconceito social e luta de classes:

As elites sempre usaram a escolaridade como instrumento de poder, tanto é que aqui no Brasil só com a morte do Saramago, único Nobel de literatura portuguesa, é que “deixaram escapar” que ele só tinha o ensino médio técnico.   Alguns pesquisadores como o francês Pierre Bourdieu estudaram mais esta questão da escolaridade como instrumento de manutenção de poder das classes dominantes.

No Brasil as elites nunca foram por outros caminhos, em algum momento seus filhos estiveram nas escolas públicas, quando estas exigiam exames de admissão, contudo os colégios católicos e militares nunca deixaram de existir. Quando estes exames de admissão “deixaram passar” uma juventude proletária que protestou e questionou contra: a  ditadura militar, todo sistema econômico, político, eles significaram algo para as elites modificarem. Foram estas boas escolas p[ublicas que  colocaram pessoas como Florestan Fernandes e Milton Santos em cadeiras na USP: por isso as elites se ocuparam em destruir as escolas públicas de qualidade. Se ocuparam neste trabalho de acabar com uma educação pública básica de qualidade  por muitos anos da ditadura e outros tantos da democracia. E conseguiram.

Muitas cidades e metrópoles colocavam os filhos das classes populares para serem “guardinhas” e varrerem ruas, enquanto os filhos das elites aprendiam línguas, esportes, música e danças. Precisou entrar a Marta Suplicy em SP para pensar os CEUS, onde as crianças das classes populares pudessem fazer natação, dança, teatro… Na cidade em que vivia, São José dos Campos, a prefeita Ângela também tirou as crianças de varredoras  para aprenderem capoeira, informática, além das cestas básicas, mas sem varrer ruas em troca. Felizmente os prefeitos que entraram lá em SJC não estragaram este projeto como fez o Serra e o Kassab com os CEUS em SP.

Todavia, esta conversa veio para dizer que somos “empurrados” a achar natural que jovens ricos façam cursos extra escola e que jovens pobres varram as ruas ou se tornem  “office boys”. Também somos “empurrados” pela elite que dita “as regras e preconceitos” a achar que alguém sem escolaridade será sempre alguém incapaz. Se isso fosse verdade nosso Nobel de Literatura não teria apenas o ensino médio técnico, seria um PhD em letras ou linguística! Mas como as elites construiriam este imaginário de que são “naturalmente” superiores se não se afirmassem como detentoras da capacidade (de mandar)?

Disse tudo isso para dizer que não estou tão incomodada assim com a eleição do Tiririca pela questão dele ser um analfabeto (talvez), apenas me incomoda o fato dele não ter um passado político de luta dentro de sindicatos, movimentos sociais, associações de classe (aposto que palhaços estão ligados ao dos artistas). Além disso, não acho que ele deva ser um analfabeto, não mais que alguns alunos que chegaram ao ensino médio nas escolas estaduais de SP nos últimos anos de PSDB, porque afinal ele  trabalhava na televisão. Não temos que decorar textos na televisão?

Temos também a questão de que sua vitória levou políticos sérios,  como Dr.  Protógenes,  de volta à câmara, políticos que não pensam em fazer política para favorecer grupos, privatizar, mas para distribuir renda e atenuar esta nossa sociedade desigual. Neste ponto então temos mais um ponto positivo para esta votação de “protesto” ao Tiririca. Não votei nele, meu voto foi  para políticos daqui da região de São João da Boa Vista, petistas, lógico! Porém, não estou incomodada com o fato de que ele possa vir a ser um analfabeto, estou incomodada com o preconceito  social que ganha esta força e visualização toda na mídia. O preconceito social sempre me incomoda.

Camila Tenório Cunha

5/10/2010

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Preconceito social e luta de classes:

  1. Ana Consuelo

    Bom Dilma, Camilinha!
    Muito interessante sua leitura, me fez refletir… Na verdade eu já estava feliz com o Tiririca, pois, por ele ter tido muitos votos, ele foi o “degrau” que permitiu que Protógenes fosse eleito.
    Saudações petistas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s