Novos Tempos:

Novos Tempos:

 

Começamos este ano com novos tempos: a primeira mulher na presidência de um país tradicionalmente machista. Não qualquer mulher, mas uma mulher que foi torturada, que lutou, resistiu contra a ditadura e sempre esteve na esquerda assessorando e pensando meios de promover justiça social, democracia…

Terminamos o Ano Passado com um ato de coragem do Lula, não extraditar uma pessoa que é acusada de ter cometido três crimes, na mesma hora, em locais diferentes. Um tipo de ser mítico do mal? É assim que a mídia de direita o divulga, esquecendo que ele que foi mais um jovem idealista, comunista, que questionava aquele governo italiano que fazia (e ainda faz) vistas grossas para a máfia, a morte de inocentes, a injustiça social, a corrupção, e que, como tantos outros, foi “julgado” e condenado graças às delações premiadas. Por que um ato de coragem do Lula? Porque a direita iria construir a história que a direita italiana está construindo: de que este “assassino” deve ser punido e Lula está sendo conivente com um assassino.

Também o Lula teve um irmão que muito jovem foi comunista, idealista, e, por isso foi duramente torturado. Lógico que o Lula não esqueceria sua história, sua ética, sua sede de justiça. Porque a acusação deste italiano pode ser tudo, menos justa, já que ninguém neste mundo está em três lugares ao mesmo tempo, a não ser, como já foi dito, um ser mítico do mal que a direita quer nos fazer acreditar que Cesare Batisti é.

Também no Brasil muitas pessoas foram “julgadas” erroneamente como “terroristas”, Frei Betto descreve muito bem a história de Frei Tito e mostra como as pessoas não tinham chances, a tortura, a construção de provas, tudo as condenava. Muitos inocentes desapareceram, morreram, sofreram danos irreversíveis ao seu psicológico, Frei Tito mesmo se suicidou, contudo, seu sofrimento de inocente foi provado e a Igreja não o enterrou como suicida, porém como mártir. Milhares e milhares de mártires sofreram mortes psicológicas no Brasil: Geraldo Vandré nunca mais nos premiou com suas canções. Por isso também Dilma é uma heroína, passar pelo que passou e seguir é muito difícil. Seguir e construir o que ela já construiu no governo Lula é maravilhoso.

Deste modo nosso país termina bem, porque justo, e começa excelente, porque esta Lá  alguém que sobreviveu à injustiça. Feliz 2011 para todos nós!

 

Camila Tenório Cunha

Primeiro de janeiro de 2011.

 

 

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “Novos Tempos:

  1. ESTELA MARIS

    Voce como sempre tem muita esperança e garra ,e desejo a sua fam´lia tudo de bom para 2011 e para nosso grandioso Brasil.
    E que a direita se dane!!!!!!!

  2. Olá, Pequena Camila…
    Belas palavras as de NAtal e de Novos Tempos…
    Temos muito o que fazer em luta e reflexões… há muito o que nos atentarmos aos próximos anos de governo que, também, trazem suas contradições…
    Mas, celebramos nesta virada de ano uma vitória sofrida, mas honesta, e que ainda devem, aqui e ali, apresentar suas consequencias…
    Mvbjs
    Vida Longa ao Blog da Professora Camila…!

  3. Boa noite! Belíssimo texto! Vi um pouco abaixo um vídeo de Ciro Gomes que você postou. Se você gostou daquele, provavelmente irá gostar deste, se, é claro, ainda não o tiver visto: http://www.youtube.com/watch?v=9NsQiE0uqD8
    Força sempre!

    • profacamilatc

      Opa! Assisti e você tem razão: está ótimo, o Ciro é ótimo, é a esquerda que defende a esquerda e não faz o jogo que a direita adora que é ver a esquerda se dividindo!
      Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s