Manifestações e Copa.

                                               As reivindicações são justas, afinal, as empresas que prestam serviços nos transportes urbanos – ônibus são municipais, metrôs e trens estaduais –   são concessões e devem manter a qualidade deste serviço. Todavia, seria este o modo e o momento correto, pois estes serviços ruins ocorrem há anos, bem agora temos uma Copa, esperada há anos, seria o momento? Vários prefeitos petistas já chamaram para discutir financiamento público de transportes, e bem agora seria  momento de protesto ou de conversa?

                                          Nunca tivemos um governo federal que obrigasse transparência a si, aos seus servidores públicos, aos estados e municípios, aos seus gastos públicos – e – distribuísse muito bem este dinheiro, para fins sociais, em toda história do nosso país.  Milhões, mais de 40, saíram da pobreza e muitos estão saindo  da miséria.

                                                Nunca o governo federal construiu tantas creches bem equipadas, bonitas, como a que está sendo construída aqui perto de casa, nunca se investiu tanto na saúde, só este ano foram 79 bilhões e estamos em junho… Houve gastos de 26 para a Copa  – que ocorre desde soubemos da vinda dela –  neste interim, há que se evidenciar,  que empresas privadas investiram nestes gastos, contando com a propaganda que isso trás, como sempre! Além disso,  toda Copa trás retornos econômicos aos países, por isso todos  brigam por ela, e, este governo é um dos poucos que briga por transparência, mantêm a sua e exige isoo dos estados e municípios, logo, a Copa será um bem público, um benefício  para todos.

                                                Todavia, embora as reivindicações sejam justas, quebrar, pichar, destruir patrimônio público não parece atitude de quem exige menos gastos do governo com ações não sociais, afinal, um ônibus é um bem social! Por que queimá-lo?  Não parece preocupação de quem pensa no bem maior coletivo a destruição de patrimônios,  isso me assustou ainda mais quando quebraram a estátua de Zumbi. Zumbi simboliza uma justa luta racial, social, quem quebraria uma estátua dele? Nazistas, fascistas? Estariam se unindo à estas manifestações para extrapolarem seus ódios insanos?

                                               A presidenta acabou de ir à TV falar que está ouvindo os manifestantes, que acha que precisa ouvir as vozes da mudança para continuar melhorando, assim como Haddad, prefeito de São Paulo, considera legítima as preocupações e manifestações. No quesito transporte urbano foi este governo que abaixou os impostos para as empresas que possuem concessões, e, está lutando para abaixar seu preço.     Assim como abaixou impostos para os produtos da cesta básica, nunca nenhum outro governo fez isso.

                                             E não seria bom que pudéssemos entrar no clima de festa do futebol? Nossa cultura está embebida deste esporte, diversas crianças e jovens alcançam a cidadania através deste e de outros esportes, sabemos que estes investimentos retornarão ao povo, temos um governo transparente.

                                            Além do Portal da Transparência,  está mais do que provado que não houve mensalão, a tese “desvio de dinheiro público” não se encaixa porque o Visanet é privado, a tese de não houve aplicação de recursos não se encaixa porque houve eventos que milhares de pessoas viram e presenciaram. Se houve caixa II no Brasil este crime é considerado eleitoral, pelo menos segundo a Constituição atual e ao que se aplicou aos outros partidos.

                                            Então, este dinheiro poderá retornar à população neste governo, muito mais do que se estivéssemos em  um dos anteriores, afinal, nunca houve tanto combate à miséria e desigualdade, nunca houve acesso à educação como agora! Embora a mídia diga que estamos em inflação, antes meu salário de educadora não passava da primeira semana do mês, o restante era no negativo. Além disso, todos sabem que empresas privadas ajudaram desde o começo no financiamento de obras da Copa, por que fingir que isso não ocorreu? Por que não ter se manifestado antes de entrarmos na Copa? São muitas questões.

                                             Vamos deixar que todos possam entrar no clima de festa da Copa –  sem deixar a discussão que é importante –  sem guerras, sem brigas, sem quebrar nossos patrimônios históricos, nossas estátuas, nossos ônibus? Vamos deixar que crianças e jovens tenham lembranças felizes de uma Copa aqui, como meus pais possuem da Copa de 1950, ou,  vamos continuar tentando quebrar estádios, que já tiveram gastos públicos, para chamar uma discussão que pode ser feita de modo pacífico?

                              Camila Tenório Cunha 18/06/2013

P.S.: Há alguns dias recebi este link de uma das fundadoras do Movimento Passe Livre, neste longo relato ela diz que os grupos de extrema direita estão usando o movimento passe livre, o que ela discorda, está longo, mas vale a pena:

View story at Medium.com

P.S.2: Um bom artigo sobre tudo que está ocorrendo é de Emir Sader:

http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=1270

P.S.3: Links que provam como coisas boas andam ocorrendo neste país, embora a mídia, que nao quer ser regularizada e teve muitos “prejuízos” com este governo, não mostre. Aliás, assim como não mostrou os professores estaduais paulistas (do Alckmin) apanhando na Av. Paulista há umas semanas atrás:

PNUD Brasil – Brasil tem alto desempenho no desenvolvimento humano e é modelo para o mundo, diz ONU

http://blog.planalto.gov.br/medidas-ja-tomadas-pelo-governo-federal-para-a-reducao-dos-custos-do-transporte-publico/

E para quem ainda acredita na mídia, vale a pena ler esta reportagem da Revista Fórum:

http://revistaforum.com.br/blog/2013/06/barbosa-teria-criado-processo-sigiloso-para-ocultar-provas-que-desmontam-mensalao/?fb_action_ids=3117117863475&fb_action_types=og.likes&fb_ref=.Ub3v8XrwfPt.send&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582

P.S.4.: Para quem acha que o dinheiro da Copa sai do governo, porque é isso que ela divulga, vale a pena ler estes artigos:

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,ERT149593-16357,00.html

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Programas_e_Fundos/procopaarenas.html

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Manifestações e Copa.

  1. BIA SPINA

    desculpe camilia, mas a corrupção e a robalheira continuam, todos nós confiamos no PT, mas até agora nada???? Cade os corruptos na cadeia? Cade o salario digno dos professores, dos medicos? voce sabe o salrio de um deputado, vc acha justo????? BASTA…

    • profacamilatc

      Por isso o PT está com campanha para Regorma Política, para que político ganhe o justo, seja punido se for comprovadamente corrupto, etc, mas por enquanto só os políticos do PT querem Reforma Política.
      Estamos numa democracia, por isso, todas as discussões são válidas.
      Todavia, temos que ver o que conquistamos também, graças à esta democracia, seria verdade que só agora o povo teria “acordado”? Nunca, como professora que sou, ganhei tão bem, só que sou professora Federal, faltam estados e municípios seguirem esta valorização do professor.
      Aliás, professor e médico, comparado aos políticos, ganham pouco mesmo, por isso a discussão de Reforma Pol´tica é a mais importante atualmente na pauta do PT, se bem que acho que a regularização da mídia deve vir logo também. Viu que os professores estaduais paulistas apanharam há umas semanas atrás e a mídia não mostrou NADA? Soube porque colegas que apanharam lá na Paulista me contaram. POr que a mídia não mostrou nada naquele momento e agora está mostrando?
      A verdade, é que nuncaa neste país houve tanto gasto com saúde, 79 bilhão de janeiro à junho não é pouco, hein? Nunca houve tanta exigência de que os estados e municípios também se tornassem trasnparentes, então, até agora, este foi o melhor governo da história do Brasil.
      Na época do FHC meu salário de profa acabava na primeira semana e passava o restante do mês apertada… Era muito ruim, minha mãe não recebia remédio de graça para câncer, pagava o que para nós era muito.
      Acho que muita coisa melhorou,nunca na história tiraram 40 milhões da pobreza, nunca houve tanta diminuição da mortalidade infantil, tem mais coisa para melhorar? Otimo, assim é a vida, sempre evoluindo, temos meios pacíficos de fazer, fiscalizar governantes, denunciar no ministério público, fazer projetos de leis populares e exigir que os políticos que nós votamos lutem por eles, etc…
      Só não acho que seja hora de boicotar um evento que só fará bem ao país, desde nossa auto estima como povo, até nossa economia.

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s