Perder um jogo não significa que o Brasil não seja campeão, de outra forma.

Não sei o que houve em campo ontem, os jogadores começaram bem, jogando direito, nas posições certas, de repente pareciam dopados, lentos e foram 4 gols com intervalo de 1 ou 2 minutos cada, em que nossos jogadores assistiram! Nunca na minha história de ver futebol, até escolar, vi algo assim. Mas isso não significa que o Brasil não seja um campeão.
Somos campeões mundiais de combate à mortalidade infantil, à aids, um dos poucos com eficiência de tratamento público ao câncer, temos remédios gratuitos para diabetes, pressão alta. Conseguimos aprovar um Plano Nacional de Educação, sancionada há poucos dias pela presidente em que teremos 10% do PIB para ela. São poucos os países do mundo com isso, a Alemanha, potência neoliberal possui 7,5 milhões de analfabetos, enquanto, nós, ao contrário, tivemos um combate ao analfabetismo nos últimos anos, além de cursos como PRONATEC para pessoas que recebem bolsa família.
Somos campeões em muita coisa, não pode ser um jogo, que na minha singela opinião se pareceu com aquele que depois o Maradona admitiu que colocaram sonífero em nossa água, que vai nos colocar como piores do mundo. Um jogo de futebol, num momento?
Tivemos outros momentos lindos nesta Copa mesmo, embora todo tempo tenha insistido em perguntar o motivo das mídias sempre só falarem dos momentos ruins, no primeiro jogo tivemos vários gols lindos, mas ela só falava do penâlti duvidoso do Fred. Que aliás, pareceu abolir tudo que estudei sobre esta regra, porque ontem entraram de “carrinho” enquanto estávamos com a bola na grande área, logo no começo, e, também não foi penâlti. Então, sinceramentem, ou a FIFA reescreve o que vem a ser isso, ou não saberei mais o que ensinar aos meus alunos sobre esta regra.
Todavia, indenpendete da mídia só nos lembrar dos momentos ruins, com tantos bons, dos árbitros esquecerem as regras – históricas – do que faz o futebol ser futebol, ainda acho que somos campeões por diversos outros motivos! Inclusive termos diminuído uma pobreza que era crescente até 2002, último ano que fomos campeões, porém, que éramos também campeões de mortalidade infantil e miseráveis nas ruas. Neste quesito superamos e estamos de parabéns, que isso não seja esquecido e que possamos perceber o que temos de bom e bonito, para além do futebol.

Camila Tenório Cunha
9/07/2014

P.S.:

Também somso campeões de busca pela democracia:, bom artigo do Boff:

http://leonardoboff.wordpress.com/2014/06/18/uma-democracia-que-se-volta-contra-o-povo/

Somos campeões de comabte à mortalidade infantil, segundo ONU:

Somos campeões em pessoas que abrem mão do bolsa família, veja só!

http://www.revistaforum.com.br/blog/2013/05/169-milhao-de-familias-abrem-mao-do-bolsa-familia/

Combatemos muito a pobreza nos últimos anos: ]

http://www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=3705

P.S.:  Observação pós jogo terceiro lugar, manhã do dia 13/07/2014

Duro: jogar com arbitragem contra,  os meninos não terem experiência, apesar de terem habilidade,melhor potencial humano de solidariedade, fez falta Kaká, Robinho e talvez o técnico do Ituano estivesse melhor. Argentina deu sorte: nos pênaltis, em ter arbitragem e a mídia dela apoiando, no fato no Messi não se machucar. A Alemanha: tinha o melhor grupo, craques que não se machucaram, mídias e próprio povo apoiando, árbitros que não erraram para prejudicar. A Holanda tinha dois craques experientes, um técnico estrategista, um time morno. No final, acho que merecíamos pelo menos o terceiro lugar.

Muito bom este artigo:

http://www.pco.org.br/nacional/eles-conseguiram-e-agora/aspa,a.html

cameão na reduação kortalidade infantil

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Perder um jogo não significa que o Brasil não seja campeão, de outra forma.

  1. Ana Consuelo

    Bem lembrado…muito bem colocado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s