Após cartazes vistos na manifestação do 16/08, um pouco de história URGENTE:

Vamos pensar? Para quem interessaria hoje a volta da monarquia? Na monarquia tivemos nossa moeda tão desvalorizada que foi dividida em três! E tínhamos escravidão, que era a base produtiva de toda monarquia, quem seriam os escravos hoje?

Vamos pensar mais um pouco? ´Quem gostaria da volta do regime militar? O presidente melhor – porque fez a abertura política – dizia que preferia cheiro de cavalo a cheiro de povo. No ano de 1984 tivemos uma inflação de 224% e de 1985 de 255%!!!

No ano de 1993 a nossa inflação chegou a 1508%!! Mil quinhentos e  oito por cento!? Uma inflação fruto da política neoliberal, em que as elites estavam bem, com suas aplicações, mas a pobreza crescia, bem como a violência.

Muitos como eu, nem precisam ir para história, devem se lembrar como no neoliberalismo tínhamos várias tragédias sociais no Brasil.

Segundo a revista Veja, 29 de maio de 1991: “O governo estima  800  mil meninos e meninas saem às ruas todos os dias, para ajudar no sustento da família. Ainda que não tenham registro em carteira e seus ganhos sejam incertos,  a maioria faz um trabalho tão honesto como a de um senador da república.”  Lembrando de como era a corrupção daquela época, quase institucional e certa, parece uma ironia, não? Mas naquela época a revista citada quase sempre falava sobre a honestidade dos governistas.  

Agora, 2015, estamos entre os países citados pela UNICEF pelo combate à mortalidade infantil, ao trabalho infantil e à desigualdade social. Isso não foi à toa, houve uma política social como nunca na história deste país, desde o início do governo  Lula.

Muitos não se lembram, esqueceram, ou não tinham nascido, mas em 1992 havia 35 milhões de crianças pertencentes às famílias com renda per capita de até um salário mínimo, segundo a UNICEF. No país podíamos ver estas crianças pelas ruas, magras, subnutridas. Quantas vezes no centro de Campinas fui assaltada por estas crianças?

No ano de 1995 tínhamos  51,3% da renda no nosso país  concentrada nas mãos de 10% da população, aquelas crianças que assaltavam e pediam esmolas pelas ruas eram um reflexo mais simples de tanta concentração.

O programa bolsa família, funcionando, tirou 36 milhões de famílias da miséria.

Por dados assim – e outros – que não sinto saudade de nenhum governo neoliberal, militar ou monárquico no poder, em poucas linhas podemos traçar apenas um breve panorama de como estamos melhores com um governo democrático e popular.

Camila Tenório Cunha, 17/08/2015

Alguns dados tiveram como fonte de pesquisa histórica mais precisa: DOMINGUES, J.E.; FIUSA, L.P.L. “História, o Brasil em foco.” Editora FTD. 1996

 http://http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/08/os-dez-cartazes-mais-inacreditaveis-do-1608/

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Após cartazes vistos na manifestação do 16/08, um pouco de história URGENTE:

  1. Ana Consuelo

    Excelente texto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s