Comunismo, ismos diversos e confusões:

 Nas manifestações contra o governo dia 16/08 vimos cartazes contra o comunismo. Imaginários coletivos, construídos na guerra fria, associam governos democráticos e populares, com o governo stalinista.

Todavia, o governo de Stalin era autoritário, antidemocrático, e, portanto, estava bem longe do que se denominava, ou seja, longe de ser comunista, embora o Estado não permitisse propriedade privada, não basta isso ocorrer para termos  comunismo.

Toda forma de governo que se baseia no autoritarismo, na violência, na força, não é democrático e nem comunista, pois o comunismo real passa pela democracia.  Do mesmo modo, embora o governo americano se denomine democrático, sabemos que são as empresas e corporações que mandam lá.

O pior de algum governo totalitário é que os loucos, sádicos, em pequenos poderes, abusam o tempo inteiro. Podemos observar isso em filmes sobre o nazismo, onde os pequenos loucos eram tão ruins quanto Hitler.

Por isso a luta principal deve ser para aperfeiçoar a democracia, garantir que leis e eleições sejam respeitadas, pois somente a paz – e o diálogo entre os diversos – pode garantir direitos humanos básicos e impedir que sádicos e loucos abusem do poder.

Também acredito que novos tempos estão chegando, e, que um dia, para sobrevivência da humanidade na Terra, seremos mais sociabilizados que hoje, já que o individualismo, o consumismo, tem destruído a Terra, nosso ar, água e demais meios de sobrevivência.

Podemos provar que já estamos evoluindo com projetos mais sociabilizados – do que décadas atrás – com projetos como o Smart Santa Cecília, que até é capitalista, mas quem mora nele compartilha carros, bicicletas, etc…

Ou as repúblicas jovens como a Fora do Eixo, onde os jovens compartilham tudo.

Também há um aumento crescente de comunidades de pessoas de classe média que viviam nos centros urbanos e agora vivem em áreas rurais, muitas vezes em adobe, de modo sustentável e coletivo.

Podemos também ver o aumento das cooperativas agrícolas familiares, com estas últimas além de este governo ter incentivado muito a agricultura familiar, garante a compra de produtos orgânicos para creches e escolas públicas.

Assim sendo, um mundo mais sociabilizado está se construindo e se continuar assim quem sabe um dia, daqui uns séculos, cheguemos num comunismo, que nunca tivemos, de modo natural, sem violência?

Mas falar que o governo atual é comunista é desconhecer muito tanto o que isso significa, como o fato de ainda não termos tido uma sociedade comunista na história humana, com exceção das comunidades tribais.

Camila Tenório Cunha, 22/08/2015

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s