Novamente: os jovens.

Ainda me lembro como se fosse ontem, ia às reuniões do partido comunista com meu pai e com ele conversava sobre política em plena ditadura. Depois, eu fiquei com aquela impressão de que ali, no partido comunista, eles só gostavam de fazer de festas. Hoje sei que aquilo era uma desculpa para fazer reuniões em plena ditadura. Na época não sabia, era criança.

Quando surgiu o Lula e o PT, ainda criança eu me lembro de dizer: “Viu, pai, um partido dos trabalhadores de verdade. Não somente de intelectuais, mas de trabalhadores de verdade.” Meu pai dizia “Pena que não têm chance de ganhar”. Mas, assim como eu, ele comprava botons e camisetas para ajudar nas campanhas dos companheiros, hoje também é filiado.

Morava em São José dos Campos quando era jovem, lá passava pelo PT, que tinha uma sede numa casinha em frente ao cemitério da cidade, e, uma vez perguntei ao secretário: “Passam ouros jovens por aqui?”. Na resposta afirmativa tive a ideia com ele de anotar número de telefone de todos os jovens que passassem lá, para comprar botons e chaveiros. Anotados uns dez ligamos para todos e marcamos a primeira reunião de jovens lá.

Nossas primeiras ações seriam as bocas de urnas, não nos sentirmos sozinhos numa cidade com uma elite opressora como aquela.

Depois fiz um pouco de política estudantil na graduação da Unicamp e a quando me formei já comecei a trabalhar, virei mãe  e a juventude passou.

Nunca parei de militar, ser fiscal em eleições, mas não frequentava mais reuniões.

Uma militância de formiga, desmentindo falácias das mídias das elites.

Durante muito tempo fiz campanha para Lula, sem vê-lo lá.

Quando ele ganhou veio aquele frio na barriga: será que vamos conseguir? Será que nossos sonhos de um Brasil melhor vai acontecer? Será que nos deixarão colocar estes planos em prática?

diminuição da população pobre

foi o pt que fez

Só que hoje, vendo tantos jovens em universidades com PROUNI, filhos de garis, domésticas, pedreiros, virando doutor: sei que conseguimos.

Vendo tantas universidades e institutos federais, vendo farmácia popular, Brasil Sorridente, Luz para Todos, SAMU, professores de inglês sendo mandados pelo governo para treinar o inglês lá fora e voltar para ensinar inglês fluente aos colegas, jovens no Ciências Sem Fronteiras, e,  outros direitos que foram feitos com aqueles projetos políticos do partido que acreditava: percebo que  conseguimos.

Ontem presenciei a minha própria filha numa reunião de juventude, jovens gratos por tudo que conseguiram com o PT, agora já vivem num país sem fome e sem miséria, dispostos a lutar por ele. Também dispostos a renovar, a transformar, a manter os acertos de políticas públicas conseguidas, mas não repetir alguns erros do partido.

Jovens que se reuniam para conversar sobre estas políticas acertadas e ao mesmo tempo: propor novos tempos. Isso é ser jovem: usar a força, a esperança, para construir.

Ver jovens tão organizados, que sabem o que querem, gratos ao mesmo tempo pelo que conseguiram até aqui – apesar de toda Globo e Veja que criam falácias todo tempo –   me trouxe esperanças. Sei que é por isso que sou educadora, gosto de conviver com esta esperança que vem dos jovens, todavia, ver o quanto eles são capazes de construírem algo ainda melhor: emociona. Hoje, depois de presenciar aquela reunião de jovens da Juventude Garantia de Luta, fiquei feliz e com esperanças no futuro renovadas, parabéns jovens.

Camila Tenório Cunha

03/04/2016

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Novamente: os jovens.

  1. Devonir

    Emocionante. Esse texto é importante para que os brasileiros que lutaram pelas mudanças no nosso pais continuem levando em frente os seus ideais de mudanças de um Brasil mais Social e a população podre possa ter dignidade.. Retroceder nunca mais. O futuro do nosso pais está nas mãos da juventude.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s