Outono…

Outono, esperança apesar da ameaça de golpe?

Manhã de domingo. Acordei e senti o sol de outono lá fora. Fui espiar e era o céu de  uma manhã típica de outono.

Então, pude sentir por um breve momento uma nostalgia da infância e juventude, em que não sei o motivo, mas as manhãs de outono me traziam esperança no futuro.

Na juventude entrei naquele idealismo e a esperança não era apenas sobre mim. Eu pensava se iria ver um Brasil melhor, um mundo menos violento, amava a natureza e queria que ela fosse mais respeitada, que soubéssemos lidar com ela como os indígenas.

Nas manhãs de outono vinham estes sentimentos estranhos,  de esperança.

Nunca entendi o motivo de associar as manhãs de outono com sentimentos de esperanças, porém, era algo que ocorria dentro de mim.

Agora, pensando bem, cheguei a ver muita coisa boa: vi a democracia chegar, nos últimos 12 anos vi meu país sair do mapa da fome da ONU, tirar 32 milhões da miséria, colocar milhares de jovens em universidades, escolas técnicas, investir e construir  universidades, creches,  investir em ciências e pesquisas de pontas, legalizar terras quilombolas e ver presidentes (um e uma) conversando com seus líderes, ver jovens de escolas públicas federais ganhando olimpíadas internacionais de conhecimento, investimento em energia limpa, democracia e diálogo… O mais incrível é que tudo isso ocorreu sem que as elites e setores dela, na mídia e bancos, parassem de atacar. Ocorreu tudo de bom para a maioria da população e meio ambiente  ‘apesar de “…

Apesar de … Vários boicotes, discursos de ódios, manipulação de informações, abusos de autoridades, violências em alguns estados com seus governadores fascistas, etc.

Apesar de massacres como o do Pinheirinhos ter ocorrido com um governador fascista em SP (PSDB) e na época um prefeito de seu mesmo partido… Apesar de camponeses serem assassinatos, ainda… Apesar de governadores do PSDB roubarem merendas de crianças, fecharem escolas, baterem em estudantes e professores…

Apesar daqueles do PSDB terem privatizado nossas estatais importantes e mandado boa parte de nosso dinheiro para Paraísos fiscais, sem que isso tivesse vindo à tona nas mídias…

Apesar de tanta coisa errada e corrupção ter ocorrido… E a mídia apenas atacar bem o governo que mais fez pelo país…

Nas listas ( todas ) de corrupção só não achamos os nomes de Lula e Dilma, apesar das mídias terem construídos mentiras sobre eles como se fossem corruptos…

Apesar da blindagem aos corruptos de partidos como PSDB, PMDB, etc, a população já percebeu.

Políticos que se posicionaram contra o novo golpe foram recebidos com aplausos em seus estados.

Artistas que se posicionam contra o golpe sofrem boicotes e ataques de seus patrões, todavia, ao mesmo tempo recebem carinho e gratidão da população.

Apesar de todo incentivo ao ódio que chega aos corações endurecidos e desequilibrados, ainda temos manifestações de gratidão e amor para com a presidenta e o ex presidente.

Apesar de toda mídia funcionar para incentivo de ódio entre a população, apesar de todo incentivo para que ela apenas odeie,  ainda várias manifestações de paz surgem.

Apesar de 80% da população negra jovem ainda morrer assassinada nas periferias, conseguimos colocar como nunca jovens negros, pardos e indígenas em universidades.

São muitos ‘apesares”, todavia dá para sentir esperança ainda nesta manhã ensolarada de domingo, de um outono em que tentam dar o golpe em nossa democracia.

Camila Tenório Cunha

10/04/2016

foi o pt que fez

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s