Dia 13/12, fatídico dia de uma PEC 55 assinada às pressas:

Neste dia fatídico para a pátria brasileira – mais um depois do golpe – em que o governo golpista segue com suas políticas neoliberais, estas que ferraram povos como os gregos, acordei e fui fazer diários (sou professora) e de repente vi que tudo seria ela manhã, esperávamos que seria pela tarde. Tenho este hábito de acordar cedo, senão perderia a luta…

Fomos para congresso esperar grupos convocados para protestar. Depois de lutar tanto desde o dia 17 de novembro de 2015, não perdendo manifestações até julho em SP e depois aqui, estou no limite das forças, por isso já fui esperar onde estava marcado o protesto.

Lá vimos companheiros paulistas estudantes, professores e também metalúrgicos de São José dos Campos. Os estudantes socorreram um pássaro filhote caído da árvore, quando fomos perguntar ao policial se poderiam chamar ibama ou bombeiro para colocá-lo de volta, pois a árvore era alta e espinhosa, ele nos disse para colocar em qualquer canto porque o passarinho iria morrer mesmo. O estudante Daniel resolveu ficar com ele.

Depois estava sentada na lateral do congresso conversando com companheiros da cidade que vivi por muito tempo, São José dos Campos, quando passou um ônibus da PM para entrar no congresso, nesta hora caiu ou foi jogado um gatinho filhote todo machucado.

Se deixássemos o gatinho ali ele morreria sangrando, então atravessamos a Esplanada inteira com ele, para pegar carro no final dela e levarmos ao veterinário. Ontem à noite a veterinária disse ao telefone que não foi atropelamento, foi maldade, “judiação”, e estavam decidindo se operariam a gatinha ou não.

Na minha opinião os sádicos dos policiais jogaram aquele gatinho machucado para nos assustar ou distrair.

Mas depois de deixar o gatinho no veterinário a “pec da morte” já tinha sido aprovada, achei que os manifestantes estariam perto do congresso.  Parei de novo na S2 e fui por uma escada do ministério perto da barraca do sindsef para congresso, estava lá quando começaram as explosões perto da Catedral…

Um advogado do PSTU do RS  tinha me ajudado a socorrer o gatinho e ele já tinha retornado para frente da Catedral. Primeiro vimos viaturas passando por nós e cavalaria para lá, perto da Catedral. Minha filha tinha acabado de vir de lá. Tiramos fotos com companheiros do “anula golpe STF” e fomos correndo para lá, tentar ajudar estudantes.

Achamos que tudo pararia assim que chegamos lá, onde  havia um cenário de guerra, um reciclador catava um saco de restos de explosivos no chão e mesmo depois o cheiro de gás era tanto que tivemos que usar máscaras. Contudo, soubemos por companheiros que a polícia perseguiu os manifestantes até várias quadras da Esplanada, perto da CONIC,  perto da 405 norte, perto da Torre de Tv… Cada lugar, direção,  com um tipo de policiamento perseguidor. Mais de 63 pessoas foram detidas, humilhadas, atiraram em idosos no meio do caminho, trabalhadores que saiam e apenas esperavam nos pontos.. .

Enquanto isso soube que o grupo “do anula golpe” tentava chegar ao STF e lá um grupo de direita contra o aborto  protestava sossegadamente. O ‘anula golpe” não pode ir perto e os policiais disseram que o “contra aborto” estava lá porque chegaram lá primeiro.

Quando soube que tinham menores presos na DCA fui verificar se não tinha alunos do IF, advogados pela democracia já estavam lá, mas fiquei chocada de ver estes meninos algemados como bandidos. O rostinho aflito de um jovem algemado no banco nunca vou me esquecer. Não havia alunos.

Que tempos são estes que nos roubam a democracia, os sonhos de sociedade justa e melhor, mas  prendem jovens?

Deputados do PT como Chico Vigilante, Paulo Pimenta, Érika Kocai, Ana Perugini, Padre João, e outros além de defensores de direitos humanos, advogados populares se mobilizaram para soltar os manifestantes e agora pela manhã soube que já foram soltos. Passaram fome, humilhações, mas estão soltos. Estava chegando em casa , que é bem longe, quando soube dos presos. Soube que estavam  com fome e comecei campanha via whassapp para conseguir alimentação para eles. Já estavam com deputados e advogados lá.

Acordei indignada, ontem não tive forças depois de saber e ver tantos horrores de escrever, hoje acordei ainda chocada com o rumo que este país está tomando.

Um boicote econômico internacional para nosso país, caso nossa democracia não retorne, como teve para o “apartheid” na África do Sul, seria bem vindo até desfazerem golpe! Medidas como venda de pré sal, roubo da previdência dos mais pobres, roubo de nossos direitos com a PEC 55, roubo de nossa melhoria da educação com a MP 246, etc, precisam ser anuladas de alguma forma…

Por que roubo? Porque este grupo que está no poder por golpe possuem nomes na lista de Furnas, envolvimento com Odebrecht (lista que não encontramos nomes de Lula e Dilma) e ainda foram naqueles jantares oferecidos pelo Temer por milhões. Querem roubar sossegados o país, enchendo barrigas, bolsos, enquanto ficamos condenados à fome, como éramos antes do PT.

Só que a imprensa golpista mostra como se manifestantes fossem vândalos. Como começaram as bombas? Manifestantes contam que houve um intervenção poética, a poetisa começou a apanhar dos policiais, pessoas em volta se revoltaram e a repressão começou para não ter fim, com novo exagero desproporcional, como no dia 29.

O ônibus na verdade não foi queimado, para se protegerem os manifestantes colocaram fogo em lixo para fazerem barricadas e pegou nele. A barricada é uma forma de proteção. E foi tanto gás que mesmo depois da repressão só conseguíamos passar ali com máscaras. E as pessoas passavam saindo de seus empregos (estes que elas ficarão até morrer) nos olhando com ódio, pois estávamos com máscaras.

Quando a população brasileira acordará de sua dormência para todo roubo de direitos, desrespeito à nossa Constituição que ocorre, sem achar que estudantes e trabalhadores sindicalizados são vândalos?

Durante nossa caminhada pela S2 nos mandaram trabalhar uma centena de vezes, como se todos ali não trabalhassem muito.

Só não queremos trabalhar até a morte, só não queremos ver nosso país com cada vez menos verba para saúde, educação, e outros gastos públicos que não terão aumento necessário.

Por que os golpistas não falaram em cortar verbas do judiciário onde o que ganha menos ganha uns 45 mil? Por que não falaram em cortar benefícios de políticos? Por que agora querem travar investigações da corrupção?

Vagabundos somos nós, que lutamos por um país mais justo?

14/12/2016

Camila Tenório Cunha, professora de um IF, mãe, cidadã assustada.

 Fotos da minha filha, Laís Vitória:

dia-13-algumas-bombas-jogadas-nos-estudantes-recolhidas-por-catador-foto-lais-vitoria

dia-13-armudar-de-papelao-foto-de-lais-vitoria

dia 13, grupo que salvou filhote de passarinho, foto Lais Vitoria.jpg

O grupo acima que salvou o filhote de passarinho. Será que estão bem? E o passarinho?

 

dia-13-muita-poesia-contra-a-pec-55-foto-lais-vitoria

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s