Dança e chances sociais:

Observava a vida de dentro do carro, com trânsito parado outro dia, quando vi uma jovem moradora de rua dançar de contente por algo. Ela tinha leveza e coordenação, até mesmo postura, algo difícil num estado de vulnerabilidade social assim, tão massacrada pela vida, com peso da sobrevivência em seus ombros…

Pensei então, inevitavelmente, que se esta jovem fosse de classe média, talvez tivesse a chance de fazer ‘ballet’ ou dança moderna, e, em vez de estar pelas ruas sofrendo riscos, estaria alegrando a alma das pessoas com sua arte.

Nem todos podem dançar neste país, não no sentido literal, as classes sociais recebem ou não estas chances.

No projeto político do governo anterior as chances estavam aumentando, desde o golpe as chances de pessoas com vulnerabilidade social sobreviverem diminuíram.

As chances de vermos pessoas em risco com talento para artes exercerem seu talento, também diminuíram, com isso, nossa chance de ver mais beleza neste país.

Nossa chance de ver mais projetos de artes, sociais e científicos despencaram,  por isso agora ver uma jovem com talento nas ruas me traz tanta angústia.

Aqueles que fazem arte e dizem, como me disse um jovem grafiteiro  outro dia, que a arte precisa ser neutra, sinto muito, nada é. Ou você se cala e sofre as consequências de injustiças, ou usa sua arte contra elas. Sendo assim ou assado, nada permanece neutro.

Esta neutralidade que os fascistas querem na escola é apenas um “se calar com o que é injusto”, porém, nada é neutro, passivo, apenas, quando muito, submisso.

Quero ver de novo um país que possamos ver todos com chances de dançar, tocar, compor, escrever, descobrir.

A dança da jovem foi linda, mas me deixou triste.

Camila Tenório Cunha, num domingo chuvoso de carnaval, 26/02/2017

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s